Alunos de Ciências Biológicas têm aula sobre tipagem sanguínea

    Recentemente, os alunos do 7º período do Curso de Ciências Biológicas realizaram uma aula prática para identificação da tipagem sanguínea para os sistemas ABO e Rh.
    Este teste classifica o sangue de acordo com a presença dos antígenos principais A e B na superfície das hemácias. Assim, indivíduos do tipo sanguíneo A expressam somente antígenos A na superfície das suas hemácias, enquanto os do tipo B expressam somente antígenos B. Já os do grupo AB expressam ambos os antígenos na superfície das hemácias e, os do grupo O não expressam nenhum dos dois.
     “Os alunos aprenderam na prática sobre a reação de aglutinação. A tipagem sanguínea nada mais é do que uma reação antígeno-anticorpo. O mesmo ocorre para o fator Rh. Indivíduos Rh positivos tem o antígeno D nas hemácias, enquanto os de sangue Rh negativo não possuem.” Explica a professora Luciana Alves de Sousa, da Disciplina de Imunologia.
     Todo o procedimento foi realizado de acordo com as normas de biossegurança vigentes. Foram solicitados voluntários para a realização do teste e para tal foram coletadas três gotas do sangue do aluno, retirados da ponta do dedo indicador, previamente esterilizada com álcool.
      As gotas de sangue foram colocadas sobre uma lâmina de vidro e foram pingadas gotas de cada anticorpo em cada uma das gotas de sangue. A reação de aglutinação foi observada após 3 minutos.
     A tipagem sanguínea ABO, é necessária antes de uma transfusão, pois se a pessoa receber um sangue incompatível, pode ocorrer uma reação letal.
     A tipagem do grupo Rh é importante durante a gravidez, porque pode haver incompatibilidade entre a mãe e o feto. Caso isso ocorra, ambos devem passar por tratamentos.
    Estas atividades são importantes para os estudantes pois, além da carreira acadêmica, os licenciados em Ciências Biológicas podem atuar em Laboratórios Clínicos Anátomo-Patológicos, Biotecnológicos, de Fertilização Humana, etc.

Fonte: FUCAMP