FUCAMP realiza cerimônia de abertura do PIBID 2015

    Nesta quarta-feira (22), o anfiteatro da FUCAMP foi palco para o evento de abertura das atividades do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), que tem como tema “Formação docente: Cidadania e Sustentabilidade”. Estiveram presentes diretores e professores das escolas públicas, pais, alunos e convidados.
    Os alunos das escolas-campo também estiveram presentes e estes abrilhantaram a noite com a peça teatral, “Variedades linguísticas”, apresentada pelos alunos da Escola Estadual Melo Viana. O evento também contou com duas apresentações de dança de alunos da FUCAMP.
Além das apresentações culturais, os PIBIDIANOS e seus convidados puderam assistir à palestra “A prática docente, o PIBID e o caminho de inserção no ambiente educativo”, com Simone Souza Resende Mundim, diretora da Escola Estadual Professor Vicente Lopes Perez. Simone falou de sua experiência como gestora escolar, as principais dificuldades encontradas em relação à qualificação de professores, e a importância do PIBID, tanto para os acadêmicos da FUCAMP, quanto para os alunos das escolas-campo.

Sobre o PIBID

    O PIBID, coordenado pela Profª. Dra. Cristina Soares de Sousa subdivide-se em 5 subprojetos que englobam os cursos de Ciências Biológicas, Letras Português/Inglês, Letras Português/ Espanhol, Letras Português/Português; e Pedagogia.
    O Subprojeto de Ciências Biológicas é coordenado pela Profª. Mestre Fernanda Fernandes dos Santos Rodrigues. Ele está sendo desenvolvido na Escola Estadual Clara Chaves e tem como tema: Formação de professores de Biologia e a prática docente no contexto do ensino por investigação; Letras/Português é coordenado pela Profª. Mestre Roselaine das Chagas. Ele está sendo desenvolvido na Escola Estadual Melo Viana e tem como tema: Os Gêneros Textuais como ferramenta para o ensino da língua portuguesa; Letras/ Inglês, é coordenado pela Profª. Mestre Lisiane Cardoso Stein, está sendo desenvolvido na Escola Estadual Melo Viana e tem como tema: Usando o Facebook como instrumento midiático no ensino e aprendizagem da língua inglesa; Letras/ Espanhol, coordenado pela Profª. Mestre Kelma Gomes Mendonça Ghelli, e desenvolvido na Escola Estadual Professor Vicente Lopes Perez e tem como tema: O ensino da Língua Espanhola no contexto da escola pública; e por fim, Pedagogia, coordenado pela Profª. Mestre Beatriz Nunes Santos e Silva, que está sendo desenvolvido na Escola Estadual Coronel Virgílio Rosa e tem como tema: Alfabetizar letrando com as novas tecnologias: O jornal como recurso de aprendizagem”.
    Todos os subprojetos têm como objetivo potencializar o licenciando, preparando-o para ser inserido na escola como professor, participando da elaboração de metodologias diferenciadas, por meio de minicursos, palestras e oficinas, contribuindo assim, de forma direta na melhoria da educação pública e na preparação do futuro professor.

Fonte: FUCAMP