Professor e Ex-Coordenador da Biologia Fucamp são destaques no Combate à Dengue.

         O professor da FUCAMP, Dr. Edimar Campos, também coordenador do Programa do Centro de Controle de Zoonoses de Uberlândia, em parceria com o Coordenador do curso de Gestão em Saúde Ambiental da UFU, e Ex-coordenador do Curso de Ciências Biológicas da FUCAMP, Dr. Boscolli Barbosa Pereira, desenvolveram um estudo envolvendo a espécie de peixe “Plati”.
      Segundo Boscolli a pesquisa teve início na FUCAMP. Enquanto coordenador do curso de Ciências Biológicas, Boscolli desenvolveu um projeto envolvendo o peixe “Lebiste”, espécie de peixe utilizada no combate aos focos do mosquito Aedes Aegypti, que era distribuído nas residências de Monte Carmelo e o monitoramento era realizado pelos alunos do curso.
      O trabalho foi aprimorado e, decorrente disso, o peixe “Plati”, encontrado com facilidade em lagos, córregos e rios, foi descoberto como um aliado mais eficaz contra o desenvolvimento das larvas dos mosquitos.
       “O “Plati”, na fase adulta não passa de 5 cm, come até 50 larvas do Aedes aegypti em seis horas, enquanto o Lebiste leva um dia inteiro para eliminar a mesma quantidade de larvas.” Explica Boscolli
Veja a reportagem no Jornal Hoje: http://globoplay.globo.com/v/4679888/
Fonte: FUCAMP