Professor de Ciências Biológicas desenvolve minicurso para alunos do Curso

Na segunda-feira, 26, o 1º período do Curso de Ciências Biológicas participou de uma aula prática com o Professor Edimar Olegário de Campos Júnior, sobre preparação e montagem de lâminas citológicas.
O momento prático abordou a técnica de construção de lâminas permanentes e não-permanentes, a fim da identificação de estruturas do sangue em células humanas (hemácias e leucócitos). Os alunos também fizeram a observação de eritrócitos em células de peixes, a fim de examiná-los ao microscópio binocular.
Já na terça e sexta-feira (27 e 30), Edimar ministrou aula no 3º período sobre Instrumentos Biofísicos. Durante o minicurso, foram tratados, temas como: aspectos físicos envolvidos com os seres biológicos, além da verificação de instrumentos biofísicos aplicados à condições de teste. Dessa forma foi avaliado o funcionamento de medidores de pressão, glicosímetros, etilômetros e biosensores para gestantes.
Na sexta-feira (30), o 5º período de Biologia participou da Avaliação de potencial genotóxico “in vivo”. O minicurso abordou temas como mutagênese ambiental e ensaios ecotoxicológicos; avaliação do risco ambiental à saúde humana; agentes químicos e seus efeitos.
Os alunos ainda demonstraram dois testes de genotoxicidade para amostras ambientais, o teste Allium cepa e o testes de micronúcleos.

Fonte: FUCAMP